Cuidado com a catapora!

Bom dia, leitores do blog da Prevent!

O texto de hoje é sobre uma doença considerada “ingênua” por alguns, mas que pode causar sérios danos: a Varicela ou Catapora, como também é conhecida.

Mais comum na infância, essa doença causa febre, erupções da pele e coceira. A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster ou herpesvírus 3 (HHV3) e seu contágio se faz por via respiratória ou até por contato com as cascas descamadas da pele. Pode tomar bastante cuidado, porque ela é altamente contagiosa, daquelas que todos tem grandes chances de contrair.

Geralmente, basta um único contato com o vírus para que aconteça a enfermidade. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, ocorre entre 14 e 16 dias, podendo variar entre 10 e 20 dias após o contato.

A catapora, geralmente, tem como os primeiros sintomas, febre, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e cansaço. Depois de 24 a 48 horas, surgem as primeiras lesões na pele caracterizadas por manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquidos que posteriormente formam crostas, causando muita coceira. De acordo com o dr. Aloisio Proba, “a recuperação completa da catapora ocorre no período de sete a dez dias após o aparecimento dos sintomas”.

Vale ressaltar que não só as crianças podem contrair a varicela, “adultos também podem correm risco caso nunca tenham tido contato com o vírus anteriormente”, afirma o infectologista. É fato que a catapora na infância costuma ser mais leve, o adulto sofre mais e tem chances de ter uma lesão pulmonar. Em alguns casos, podem ainda apresentar uma doença sistêmica grave de púrpura hemorrágica, caracterizando-se pela presença de lesões arroxeadas disseminadas por todo organismo.

A catapora pode ser fatal em adultos, nos casos de pacientes com algum tipo de deficiência imunológica. Quando se manifesta antes do primeiro ano de vida, a doença pode apresentar maior gravidade. Em crianças após o primeiro ano de idade, raramente ocorrem complicações, porém, há casos que necessitam de hospitalização.

O tratamento para os casos leves da doença é simples. É recomendado consultar um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e receber orientações quanto ao tratamento.

Temos disponível hoje, uma vacina contra a catapora. Ela é muito eficaz na prevenção da doença nas pessoas que ainda não tenham entrado em contato com o vírus. Caso o indivíduo tenha tido contato com alguma pessoa com catapora, é recomendado a vacina, desde que feita em até 72 horas após a exposição ao vírus.

Indicamos a vacinação à partir de 1 ano de idade, com duas doses, com intervalo mínimo de 60 dias. Existe hoje no mercado uma vacina que pode ser aplicada em bebês à partir de 9 meses de idade.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas, mas caso ainda haja algo que não ficou claro, por favor, entre em contato conosco.

Obrigado pela atenção e até o próximo post.

Share

Comentários

Comentários

Share