Vacina contra Meningite B: tem na Prevent

O medicamento acabou de chegar no Brasil e, até agora, consta apenas nas clínicas particulares.

Quem deseja ficar imune à Meningite B já pode ligar para a Prevent e marcar a primeira dose da vacina. O medicamento foi desenvolvido em 1995, mas foi aprovado este ano no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, só agora está em plenas condições de ser aplicado.  É recomendado à todos, sendo que bebês entre 2 a 5 meses precisam tomar três doses da vacina e crianças com faixa etária entre 6 e 11 meses, duas doses, bem como quem tem de um a 50 anos.

Entenda a doença

A meningite já matou milhares de pessoas em todo o mundo. Desde o século XIX a doença provoca epidemias perigosíssimas. Mas com a descoberta das vacinas e outras maneiras de prevenção, o mal vem diminuindo. No entanto, por ser transmitida pelo ar, o importante é ficar sempre alerta, pois a taxa de mortalidade ainda continua sendo muito alta.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2012 foram contabilizados em torno de 1.750 óbitos dentre os 21.070 casos registrados em todo o Brasil. A grande preocupação que as pessoas devem ter em relação à meningite é a de que ela é perigosa e pode levar a óbito em pouco tempo. A doença pode ter início rápido e se não for diagnosticada logo nas primeiras 24 ou 48 horas pode provocar a morte do paciente.

A meningite é a inflamação na membrana que envolve o cérebro, responsável por proteger o nosso sistema nervoso, que por sua vez cuida de todas as atividades do corpo. Essa membrana protetora pode ser atacada por vírus, bactérias e fungos que fazem com que aconteça a inflamação conhecida por meningite. A doença é muitas vezes menosprezada já que os sintomas são basicamente semelhantes ao da gripe: febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez na nuca, e, ainda, é importante também prestar atenção em náuseas e vômitos.

Os tratamentos são feitos por meio de antibióticos, dependendo do tipo de meningite que for diagnosticado. Antigamente antes do antibiótico tínhamos mortalidade de quase 100%, hoje apesar de ter abaixado para 10% a 20%, ainda é um número que pode ser considerado muito alto. Isso se dá pelo atraso no tratamento. Segundo infectologistas, o mais importante no quadro da meningite é trabalhar com a prevenção.

Vale ressaltar que a vacina ainda não encontra-se no Sistema Único de Saúde e você pode adquirir na Prevent. Ligue (033) 3271-8030 e marque sua primeira dose.

Share

Comentários

Comentários

Share